O Programa de Pós-Graduação em Medicina (Neurologia) é o mais antigo da área no País. Criado em 1971, oferece – desde o início – cursos de Mestrado e de Doutorado e desenvolve-se com base na alta especialização de subáreas da Neurologia e da Neurologia Experimental. Pesquisas originais e de ponta são desenvolvidas nas áreas de Epileptologia e Eletrencefalografia, Neuropsiquiatria, Neuropatias Periféricas, Miopatias, Dor, Neurologia Tropical (Neuroinfecção e Neuro infestação), Distúrbios do Movimento, Neuroimagem, Neurodesenvolvimento, Neurologia Vascular, Neurobiologia, Distúrbios do Sono, Neurogenética e Neuropsicofarmacologia.
Os projetos abordam temas clínicos e terapêuticos, assim como estudos sobre a patogênese e fisiopatologia. Há grande interesse no desenvolvimento de pesquisas com perfil translacional, que correlacionem aspectos clínicos e básicos dos grupos de doenças acima mencionados. Esta correlação tem sido estimulante para alunos e docentes do Programa, o qual recebeu o conceito 7 nas quatro últimas avaliações da CAPES.
O Programa reúne docentes com formação em áreas especializadas da Neurologia e da Neurociências, preferencialmente em tempo integral. A atividade conjunta desses docentes resulta na realização de investigações clínicas e do estudo dos mecanismos das doenças, capacitando alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, promovendo, assim, maior produtividade científica.